EM DESTAQUE
O ano de 2023 representa um marco para a Ram, no Brasil. Houve um crescimento expressivo de vendas de toda a sua gama de veículos importados – na ordem de 213% comparado ao mesmo período de 2022 e teve início a produção nacional da picape Rampage. Produzida no Polo Automotivo da Stellantis, em Goiana (PE), foram emplacadas no mês de outubro, 2.542 unidades da versão nacional, índice que a torna o modelo da marca mais comercializado em um único mês. Também no mês de outubro, a Rampage conquistou um lugar no ranking das Top 5 picapes mais vendidas do País.
Outubro ainda registrou um total de 3.081 picapes comercializadas, fazendo com que a Ram atingisse o seu melhor desempenho mensal em 2023, como também, da sua história no mercado brasileiro, conquistando 1,5% de market share, considerando o mercado de veículos de passeio e de comerciais leves. Se considerar somente os segmentos de picapes compactas, médias e grandes, a Ram alcançou 13,6% de participação.
Quando considerado o acumulado do ano, a marca também surpreende em 2023. No total, são 10.417 picapes comercializadas, um aumento de 213% em relação ao mesmo período de 2022. A Ram 3500 registrou 2.868 unidades emplacadas, enquanto a Classic obteve 1.824 emplacamentos e a Ram 2500 comercializou 1.367 unidades. Olhando apenas o mercado premium, esses três modelos estão entre os 10 mais vendidos do País. A Ram 1500 teve 1.225 veículos vendidos no acumulado do ano.
E, para fortalecer ainda mais esse crescimento comercial, a Ram trouxe Raquel Ribeiro para assumir a função de Diretora Comercial da marca no País. Raquel se reportará a Herlander Zola, que recentemente assumiu também a função de Vice-Presidente Sênior de Operações Comerciais para a marca Ram no Brasil.
Profissional com mais de 20 anos no setor automotivo, Raquel tem uma grande experiência na área comercial e na gestão de equipes de vendas. Ao longo de todos esses anos no setor, passou por diversas marcas sempre ligadas à área comercial, entre elas, Peugeot, Citroën e a Fiat. “Chego em um momento muito importante para a Ram no Brasil. Estou animada com o caminho que temos pela frente”, afirmou Raquel Ribeiro, que concedeu a seguinte entrevista à ABRAJEEP PRESS.
ABRAJEEP PRESS – Como é estar à frente da área comercial da Ram, um dos grandes destaques do mercado automotivo em 2023?
RAQUEL RIBEIRO – Estou encantada e animada com o caminho que temos pela frente, juntamente com uma Rede fortemente engajada, construindo uma história de credibilidade, confiança e de muita entrega. A Ram é uma marca incrível. Estou conferindo o “Poder Inigualável” dessas picapes.
ABRAJEEP PRESS – Qual a expectativa em trabalhar com a marca que está em um momento comercial muito importante no País?
RAQUEL RIBEIRO – Estou muito animada com esse novo desafio. Estamos no melhor momento comercial da Ram, no Brasil. Além dos modelos importados, que tem grande relevância em suas categorias, a chegada de um modelo desenvolvido e produzido no Brasil amplia muito o contato dos clientes com a gente. Vivemos um momento especial e é só o começo dessa história.
ABRAJEEP PRESS – Quais serão as prioridades e os pilares em sua gestão?
RAQUEL RIBEIRO – Em um mercado cada vez mais competitivo, a excelência e o foco no atendimento dos nossos clientes sempre serão prioridades para a marca. E essa estratégia será construída juntamente com a Rede de Concessionários. Para isso, estaremos muito alinhados e sempre buscando superar as expectativas dos clientes.
ABRAJEEP PRESS – Você está há mais de 20 anos no setor automotivo. Quais as experiências dessas gestões você traz e que podem ser agregadas na Ram?
RAQUEL RIBEIRO – A transparência e uma comunicação fluida, com muito respeito, são os pilares das minhas gestões anteriores. E na marca Ram, não será diferente.
ABRAJEEP PRESS – Como foram os primeiros contatos com a ABRAJEEP e o que você espera da relação com a Associação?
RAQUEL RIBEIRO – Foi ótimo. A receptividade da Associação foi muito positiva. Tenho como característica profissional o trabalho em equipe, pois sei que precisamos dessa parceria para crescermos juntos. E já vi isso por aqui desde que cheguei. Sei que vamos construir um futuro ainda mais promissor do que o ótimo momento que estamos vivendo. E conto muito com a Associação nessa caminhada.
ABRAJEEP PRESS – Que mensagem você deixa para a Rede de Concessionários?
RAQUEL RIBEIRO – Contem comigo! Temos um plano forte de crescimento da marca no País e essa parceria com os Concessionários é essencial para conquistarmos todos os objetivos que definimos. Outubro já foi o melhor mês da história da marca no País. Vamos seguir esse caminho de sucesso!
“A transparência e uma comunicação fluida, com muito respeito, são os pilares da minha gestão”
Raquel Ribeiro, Diretora Comercial da Ram no Brasil