A Stellantis foi o grande destaque do Prêmio Automotive Business 2024. A empresa, maior fabricante de veículos da América do Sul, conquistou o primeiro lugar em três diferentes categorias na edição deste ano: Empresa do Ano | Montadora, Liderança | Montadora e Indústria 4.0. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 30 de setembro, durante o evento #ABX24 – Automotive Business Experience, realizado em São Paulo.
Reconhecida em primeiro lugar na categoria Empresa do Ano | Montadora, a Stellantis é a organização que mais se destacou por seus lançamentos, soluções entregues ao cliente e resultado de mercado. A empresa encerrou os anos de 2021, 2022 e 2023 na liderança dos mercados brasileiro, argentino, chileno e sul-americano. Em 2024 se mantém líder na região com mais de mais 576 mil veículos comercializados entre janeiro e agosto deste ano, o que equivale a 23,1% de market share no acumulado do ano.
Além disso, a empresa destacou seu compromisso com a região ao anunciar um plano de investimentos recorde para a América do Sul, totalizando R$ 32 bilhões de 2025 a 2030. Este é o maior investimento na história da indústria automotiva brasileira e sul-americana. Os recursos impulsionarão o lançamento de 40 novos produtos e 8 powertrains, além do desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid, soluções de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos, e novas oportunidades estratégicas de negócios.
O Presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, foi o vencedor na categoria Liderança | Montadora, uma das mais importantes da premiação. O prêmio, que está em sua 14ª edição, reconheceu o executivo como um profissional de destaque por sua abordagem inovadora dentro da companhia e pelo potencial impacto positivo no setor automotivo e de mobilidade.
Prestes a completar um ano à frente da operação da Stellantis na América do Sul, Cappellano tem se destacado ao manter a empresa líder no mercado sul-americano e alcançar resultados impressionantes. Em agosto, a companhia registrou o melhor mês de produção de sua história na região, com 88.709 veículos produzidos. O Polo Automotivo de Betim também atingiu, pelo segundo mês consecutivo, o maior volume de produção desde a criação da Stellantis em 2021, com 45,5 mil unidades fabricadas na planta mineira.
“A conquista de três categorias no Prêmio Automotive Business 2024, um dos mais relevantes do setor automotivo, demonstra o contínuo compromisso da Stellantis com a inovação e a excelência na indústria automotiva. Estamos orgulhosos de sermos reconhecidos como líderes na implementação de soluções que realmente impactam nossos clientes e o mercado. Este prêmio é um reflexo do trabalho em equipe e da dedicação de todos os nossos colaboradores em oferecer o melhor para os nossos consumidores”, comemora Emanuele Cappellano.
Na categoria Indústria 4.0, a Stellantis venceu com o case “Inteligência artificial na gestão de energia da manufatura”. O projeto tinha como meta reduzir o consumo de energia e aumentar a eficiência operacional na planta de manufatura, usando a Internet Industrial das Coisas (IIoT) para integrar três tecnologias de comunicação IoT: LoRa, Wi-SUN e OpenThread. Essa solução inovadora garantiu interoperabilidade, segurança e eficiência energética para a automação industrial avançada.