AMSTERDÃ, 23 de outubro de 2023 – Com foco na capacidade, segurança e versatilidade incomparáveis para clientes empresariais e profissionais, a Stellantis revelou dia 23 de outubro uma linha completa e renovada de vans comerciais eletrificadas compactas, médias e grandes, 12 veículos no total, para as marcas Citroën, FIAT Professional, Opel, Peugeot e Vauxhall como parte da ofensiva estratégica Pro One para o negócio de veículos comerciais da Stellantis.
A Stellantis e as suas marcas estão aproveitando uma linha completa de tecnologias avançadas de propulsão eletrificada, segurança, ADAS e conectividade para proporcionar um ambiente agradável aos motoristas e um parceiro comercial confiável aos clientes comerciais.
“Esta 2ª geração de vans de zero emissões, em linha com as expectativas dos clientes e oferecendo maior autonomia BEV, oferta adicional de células de combustível, 18 ADAS, conectividade total e inovações como a “partida de energia elétrica”, reforçará ainda mais a nossa atual liderança em vans BEV e em todos os segmentos de vans”, disse Xavier Peugeot, Senior Vice President, Stellantis Commercial Vehicles Business Unit.
Hoje, a Stellantis é líder absoluta em propulsão de zero emissão em veículos comerciais na Europa, comercializando opções de BEV e de células de combustível. A linha de veículos comerciais renovada traz consigo uma 2ª geração de tecnologias de emissão zero, incluindo sistemas internos de baterias EV que proporcionam maior autonomia sem comprometer a capacidade.
A 2ª geração de propulsão BEV proporciona às novas vans compactas o melhor alcance da categoria, de até 330 quilômetros (205 milhas). Nas novas vans BEV de médio porte, as baterias oferecem 50 ou 75 quilowatts-hora (kWh) de energia e até 350 km (224 milhas) de autonomia. E no segmento de vans grandes, uma bateria de 110 kWh oferece a melhor autonomia EV da categoria, de até 420 km (261 milhas). Além disso, o carregamento rápido de 150 kW levará a bateria da van grande de 0 a 80% em menos de uma hora.
Os avanços também ampliam a liderança da Stellantis na propulsão com células de combustível de hidrogênio com emissão zero. Uma 2ª geração de células de combustível de hidrogênio nas vans de tamanho médio, a ser lançada em meados de 2024, adota um sistema de potência média exclusivo da Stellantis e proporciona um recorde no segmento de até 400 km (249 milhas) de autonomia. A propulsão por célula de combustível de hidrogênio se expande para vans grandes em 2024 com arquitetura de potência média, autonomia de até 500 km (311 milhas) e tempo de recarga de cinco minutos.
Tecnologias adicionais incluem:
- Sistema de freios regenerativos, ativados através de botões no volante, considerando o peso do veículo e a dinâmica da estrada para maximizar a recuperação de energia.
- Uma bomba de calor nas vans compactas BEV otimiza o uso de energia em condições frias e de inverno para maximizar a autonomia do veículo.
O motorista é o foco da renovada gama de vans, incluindo as seguintes tecnologias:
- Nova geração de interface homem-máquina (HMI) que aumenta a produtividade e a segurança. Os painéis de instrumentos e os displays centrais são maiores, intuitivos e podem ser personalizados pelo motorista.
- O Dynamic Surround Vision utiliza câmeras externas que proporcionam uma visão ampla ao redor do veículo, uma ajuda para navegar no trânsito e em ruas movimentadas.
- Conectividade sem fio, ativada na entrega do veículo, mantendo os motoristas informados e os gestores conectados com suas frotas em tempo real. Ele permite pacotes de serviços econômicos disponíveis, como manutenção preventiva, treinamento ecológico, roteamento de veículos elétricos e gerenciamento de carga. As atualizações sem fio mantêm os veículos atualizados.
- Em vans compactas, uma nova estação de smartphone conecta-se a um aplicativo dedicado, permitindo que o celular se torne um painel de controle do veículo, incluindo a interação com os botões do volante, tornando-o em uma forma econômica de atualizar a experiência online.
- Nas vans grandes, solução de direção assistida nível 2, líder da categoria, em combinação com a função Stop and Go, auxílio de permanência em faixa e alerta de tráfego intenso. Também, uma nova geração de motores de combustão interna (ICE) associados a uma transmissão automática de 8 marchas para ampliar a autonomia e capacidade
- As novas vans comerciais estão equipadas com faróis full LED para uma visibilidade e segurança exemplares.
“A essência da renovação de toda a nossa linha de vans centrada no cliente é não abrir mão da autonomia, capacidade de carga, segurança e conectividade”, disse Luca Marengo, Global Head of Product – Serial Life for the Stellantis Commercial Vehicles Business Unit.
Um e-Power Take Off (ePTO) de 400 V traz eletrificação a toda a gama de veículos comerciais sem comprometer a carga útil do veículo. O ePTO obtém energia da bateria de tração instalada, em vez de exigir uma fonte de energia separada.
A linha de produtos de veículos comerciais da marca Ram será revigorada na América do Norte com as próximas vans e picapes eletrificadas, incluindo a Ram ProMaster EV no final de 2023 e a Ram 1500 REV no final de 2024. O futuro portfólio inclui tecnologia de célula de combustível de hidrogênio, cujas informações serão divulgadas futuramente.
Os detalhes completos das mudanças nas vans estão disponíveis nas marcas nos links a seguir:
- Citroën – Bem-estar a bordo com os bancos Citroën Advanced Confort. Link do Comunicado de Imprensa.
- FIAT Professional – Perto de nossos clientes com rede dedicada e soluções elétricas inovadoras, engenhosas e acessíveis. Link do Comunicado de Imprensa.
- Opel – Foco em tecnologia com iluminação avançada, incluindo matrix headlamps. Link do Comunicado de Imprensa.
- Peugeot – Design distinto e assertivo, elegante com o i-Cockpit, 100% elétrico. Link do Comunicado de Imprensa.
- Vauxhall – Foco em tecnologia com iluminação avançada, incluindo matrix headlamps. Link do Comunicado de Imprensa.