EM DESTAQUE
Gunnar Murillo, CEO do Banco Stellantis, fala sobre as mudanças
“Essa nova estrutura permitirá maior alinhamento com as estratégias de cada marca, proporcionando sinergias entre atacado e varejo”
Gunnar Murillo, CEO do Banco Stellantis
Cada marca da Stellantis terá sua própria estrutura de atendimento e oferta de serviços financeiros no varejo, com foco na oferta de produtos exclusivos e no atendimento e satisfação do consumidor final. Os Concessionários também irão contar com uma estrutura específica de atendimento com serviços financeiros personalizados para apoiar os seus negócios.
A nova organização, consolidada na Stellantis Serviços Financeiros, se apoia em dois braços operacionais: a Stellantis Financiamentos (antigo Banco PSA) e o Banco Stellantis (antigo Banco Fidis), que, respectivamente, se dedicarão às atividades de varejo e atacado. Em entrevista à ABRAJEEP PRESS, o CEO do Banco Stellantis, Gunnar Murillo, que ocupava o cargo de Diretor do Banco Fidis, explica sobre a nova estrutura, o propósito desta reestruturação e deixa a sua mensagem à Rede.
ABRAJEEP PRESS – Qual o propósito desta reestruturação?
GUNNAR MURILLO – Desde a fusão entre os Grupos Fiat Chrysler (FCA) e Peugeot-Citroën (PSA), a Stellantis vem trabalhando para criar sinergias e entregar o que há de melhor das duas organizações, com eficiência e qualidade.
Quando nos referimos à Stellantis, pensamos na Montadora e nos carros, mas ao seu redor gravitam vários negócios e um deles, muito importante, que ajuda e suporta a sustentabilidade do negócio é o Financial Service. Da mesma forma que a fusão entre os Grupos Fiat Chrysler (FCA) e Peugeot-Citroën (PSA) buscou para a Montadora e para a Rede uma reestruturação a partir do que havia de melhor entre os dois mundos, no Financial Service a estratégia adotada foi similar, ou seja, extrair o que havia de melhorar de ambas as corporações e ter um único e de excelência Financial Service.
ABRAJEEP PRESS – Como será a nova estrutura de serviços financeiros da Stellantis no Brasil?
GUNNAR MURILLO – Antes de falar sobre a atual estrutura é importante contextualizar como era anteriormente. O Banco PSA (uma joint-venture entre o Santander e PSA) suportava os negócios das marcas Peugeot-Citroën, tanto no atacado (voltado à Rede de Concessionários) quanto no varejo (financiamentos para os clientes finais) e o Banco Fidis (100% da Stellantis) provia o suporte econômico-financeiro para a Rede e a gestão das parcerias com os Bancos que davam respaldo à Stellantis, sendo o Banco Itaú para a Fiat e o Banco Bradesco para a Jeep.
A Stellantis adquiriu 50% das ações que o Santander possuía do Banco PSA, que agora passa ser Stellantis Financiamentos e até o final deste ano assumirá as atividades de varejo para os clientes finais de todas as marcas da Stellantis, no Brasil, tanto para as operações de financiamento, quanto para as de seguros e consórcio.
O Banco Fidis, por sua vez, passa a ser denominado Banco Stellantis e até o final deste ano passará a ser provedor das atividades de financiamento aos Concessionários de todas as marcas da Stellantis e, desde já, será responsável pelas operações de financiamentos dos clientes corporate, tais como, clientes frotistas, bem como continuará oferecendo soluções para fornecedores e os cartões de crédito, entre outras operações estruturadas para todas as marcas da Stellantis.
ABRAJEEP PRESS – Estão chegando novos produtos e serviços?
GUNNAR MURILLO – Certamente teremos muitas novidades. Por enquanto, lançamos o FIDC para a Fiat e já iniciamos as conversas com a ABRAJEEP e, possível potencial do FIDC para a Jeep. Lembrando que os FIDCs são uma alternativa ao crédito tradicional e proporcionam capital de giro imediato para as empresas. Iremos trabalhar com produtos e soluções cada vez mais em sinergia com a Montadora, respectivas marcas e os Dealers, atendendo às demandas dos Dealers e consumidores, atingindo excelência nas prestações de serviços e cada vez mais fidelizando os nossos consumidores.
ABRAJEEP PRESS – Quais os principais benefícios que essas mudanças irão proporcionar à Rede?
GUNNAR MURILLO – Essa nova estrutura permitirá maior alinhamento com as estratégias de cada marca, proporcionando sinergias entre atacado e varejo, além de agilidade e simplificação das operações, sempre com foco na crescente satisfação dos clientes e da Rede. Além disso, a nova estrutura é mais um passo da Stellantis na direção de se tornar uma companhia tecnológica de mobilidade, preparada para atender todas as necessidades de seus clientes e em linha com o plano estratégico global Dare Forward 2030.
ABRAJEEP PRESS – Como está sendo o trabalhando em meio a reestruturação?
GUNNAR MURILLO – Continuamos tocando as operações normalmente, suportando a Rede de Distribuidores em tudo que seja necessário, como por exemplo, no mês de setembro financiamos pelo menos 90% dos veículos de test-drive Rampage e, também, já destinamos linhas de crédito para a Rede.
ABRAJEEP PRESS – Poderia deixar uma mensagem aos Concessionários?
GUNNAR MURILLO – A Rede pode contar conosco sempre e em qualquer momento. Na pandemia, o Banco trabalhou para ajudar a Rede a atravessar o momento mais difícil dos últimos anos, gerando liquidez e fazendo a gestão do risco para os negócios, o que dirá em uma fase como essa de crescimento e expansão. A nova configuração acelera o desenvolvimento das atividades comerciais das marcas que compõem a Stellantis, reforçando o suporte financeiro aos Concessionários e consumidores. O nosso propósito é fazer com que os nossos serviços, produtos e estrutura sejam mais eficientes e que cada vez mais possam contribuir para o crescimento e evolução das marcas.