A receita líquida da Stellantis no primeiro semestre de 2022 foi de € 88 bilhões, com um aumento de 17% em relação ao primeiro semestre de 2021 (pró-forma), refletindo recuperação do preço líquido, mix de veículos favorável e efeitos positivos de conversão cambial.
O lucro operacional ajustado de € 12,4 bilhões, com aumento de 44% em relação ao primeiro semestre de 2021, margem de 14,1% (todas as cinco regiões com margens de dois dígitos); lucro líquido de € 8 bilhões, com um aumento de 34% em relação ao primeiro semestre de 2022; fluxo de caixa livre industrial de € 5,3 bilhões com um aumento de € 6,5 bilhões em relação ao primeiro semestre de 2021 e forte liquidez industrial disponível em € 59,7 bilhões.
A Stellantis ficou em segundo lugar em vendas de BEVs (modelos a bateria elétrica) e vendas de LEVs (veículos de baixa emissão) no mercado EU30; e terceiro no mercado dos EUA para vendas de LEV. As vendas globais de BEV aumentaram quase 50%, chegando a 136 mil unidades no primeiro semestre. A companhia oferece 20 BEVs, com 28 BEVs adicionais a serem lançados até 2024. Ou seja, o plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis está avançando. Sustentado pela lucratividade recorde e acelerando as vendas de LEV, que incluem modelos BEV, plug-in híbrido (PHEV) e veículos elétricos de célula de combustível. “Em um contexto global exigente, continuamos a avançar com ousadia (‘Dare Forward’), apresentando um desempenho excepcional e executando nossa arrojada estratégia de eletrificação. Juntamente com a resiliência, agilidade e mentalidade empreendedora de nossos funcionários e nossos parceiros inovadores, estamos transformando a Stellantis em uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável adequada para o futuro. Gostaria de expressar meu sincero agradecimento a todos os funcionários da Stellantis por seu compromisso e sua contribuição para esses resultados”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
Ecossistema de Baterias Fortalecido: Confirmada a instalação de cinco gigafábricas de baterias (três na Europa e duas na América do Norte), em parceria com a Automotive Cells Company, Samsung SDI e LG Energy Solution. Reforçada a oferta de hidróxido de lítio de baixo carbono, com a assinatura de acordos com a Vulcan Energy e Controlled Thermal Resources na Europa e América do Norte, respectivamente. Os acordos Samsung SDI e LG Energy Solution permanecem sujeitos às condições habituais de fechamento e aprovações regulatórias.
Liderança em Mobilidade Global: Aquisição da Share Now, posicionando a Free2move como líder mundial em mobilidade com mais de 6 milhões de clientes em todo o mundo.
Parcerias transformadoras: Anunciados acordos globais de longo prazo com a Amazon e a Qualcomm, que transformarão a experiência a bordo do veículo para milhões de clientes da Stellantis.
América do Norte: Atingiu rentabilidade recorde, com margem de lucro operacional ajustado (AOI) de 18,1%; a participação de mercado subiu 40 bps para 11,3%, com a participação dos Estados Unidos subindo 50 bps para 11,7%. O Jeep Wrangler 4xe continua a ser o PHEV mais vendido nos EUA, com 19 mil unidades vendidas no primeiro semestre, um aumento de 55% ano a ano. O novíssimo Jeep Grand Cherokee 4xe está chegando às Concessionárias, logo seguido pelos novos Wagoneer L e Grand Wagoneer L no final de 2022.
Europa ampliada: Alcançada margem de lucro operacional ajustado (AOI) de 10,4%, com alta de 160 bps. A participação de mercado da UE30 ficou em 21,2%, com queda de 190 bps. O Fiat New 500 foi o BEV mais vendido na Alemanha e na Itália e o Peugeot e-208 foi o BEV mais vendido na França. Jeep Compass e Renegade foram os LEVs número um e número dois entre os mais vendidos na Itália. Peugeot 208, Opel Corsa, Citroën C3, Fiat Panda e Fiat 500 estão entre os 10 veículos mais vendidos da UE30.
Todas as três demais regiões alcançaram margens de lucro operacional ajustado (AOI) de dois dígitos.
Desempenhos
Na América do Sul: mais que triplicou as receitas operacionais ajustadas (AOI) para € 1 bilhão, com margem de 13,9%. Líder de mercado na região com 23,5% de participação. A Fiat foi a marca mais vendida na região e a Jeep a marca de SUVs mais vendida no Brasil.
No Oriente Médio e África: margem de lucro operacional ajustado recorde de 15,5%, com ganho de 580 bps e receita operacional ajustada de € 472 milhões. A participação de mercado cresceu 20 bps para 11,9%.
Na China, Índia e Ásia-Pacífico: margem de lucro operacional ajustado de 13,4%, com receita operacional ajustada subindo 40% para € 289 milhões. Os novos Jeep Meridian e Citroën C3 foram lançados na Índia e as entregas começaram em junho e julho, respectivamente.
Próximos eventos: Dodge, Jeep e Ram revelarão mais sobre suas estratégias de eletrificação.
- 16 e 17 de agosto – apresentação do Gateway Muscle e do Future Muscle como parte da ‘Semana Dodge Speed’
- Setembro – Dia Jeep 4xe
- Novembro – Resultados do terceiro trimestre de 2022
- Novembro – Ram Revolution