“No início da jornada da atual gestão, em 2019, foi estabelecido promover a rentabilidade da Rede, o crescimento da marca, a manutenção de um diálogo constante, buscando soluções
para as questões que afetavam as Concessionárias, mantendo estas unidas, em continuidade com o trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores.
Neste último ano, a ABRAJEEP contabilizou 223 reuniões com total de 336 horas de discussões que entregaram para a Rede soluções coletivas em benefício a condução das melhorias necessárias para sustentar as operações, tanto na área de Vendas, quanto de Pós-Vendas.
No aspecto de Vendas, mesmo diante de fortes turbulências no Brasil e no mundo, a Jeep conseguiu alcançar um crescimento de volume em um período que as demais marcas encolheram.
De janeiro a novembro ( do período de 2019 a 2022), a marca cresceu 5%, enquanto as demais caíram 28%. O market share saiu de 4,9% para 7%.
Este crescimento de mercado, mesmo perante a escassez de produtos no mercado, provocada pela falta de insumos eletrônicos, estagnação da logística, entre outros ventos contrários, moveu as Diretorias da ABRAJEEP e da Stellantis a buscarem alternativas para negociarem os processos mais adequados a fim de evitar o desabastecimento das lojas. Estas soluções “pensadas fora da caixa” permitiram, até o início de 2022, gerar uma importante carteira de clientes.
Com os processos industriais retomando sua estabilidade e mais ofertas regulares de produtos, a partir do início de 2023 retomaremos, gradualmente, o regime de distribuição de quotas e de abastecimento, reimplementado os processos de Corsia.
Em relação ao Pós-Vendas, com o apoio da Rede nas pesquisas conduzidas pela ABRAJEEP, conseguimos atender as demandas para a melhoria constante da qualidade dos produtos. Também, por meio destas pesquisas, obtivemos da Rede importantes subsídios para indicar à Stellantis a necessidade de reestruturação interna, visando assertividade e agilidade nos processos de assistências técnicas e de abastecimento de peças, bem como, de recompra de itens obsoletos.
PESQUISA FENABRAVE
A ABRAJEEP obteve, segundo Pesquisa Fenabrave, o reconhecimento de seus resultados, que foram os melhores já conquistados, ganhando uma posição de destaque entre as 52 Associações de Marca do mercado automobilístico nacional.
Este foi um dos aspectos mais marcantes, pois além do engajamento de 100% da Rede, a conquista de importantes resultados mercadológicos e financeiros demonstrados ao longo do ano, a Rede ainda foi unânime e extremamente consistente quanto ao reconhecimento do trabalho
desenvolvido pela Associação em favor de seus Associados, tendo enaltecido como principais pontos positivos:
• Crescimento do valor das Concessionárias
• Os produtos da Montadora são o que o cliente quer
• Publicidade da Montadora
• Remuneração da Venda Direta
• Suporte financeiro da Montadora na Comercialização de produtos
• Desempenho geral da Associação
• Comunicação da Associação com o Concessionário
• Associação atende as expectativas.
Existem ainda muitos pontos de melhorias para a ABRAJEEP prover a seus Associados e trabalharemos em conjunto para fornecer os subsídios necessários para apoiar a Rede em seu contínuo crescimento e assertividade nas ações de mercado, por meio de treinamentos acadêmicos exclusivos e personalizados com Universidades de renome, melhorias nos sistemas de business intelligence, entre outras demandas a serem apuradas com as Comissões e Grupos de trabalho, que reúnem profissionais da Rede de todo o País.
Em 2023, assume a nova Diretoria da ABRAJEEP para dar continuidade às conquistas e buscar soluções para os atuais e novos desafios que surgirão. Que seja bem-vinda a nova Diretoria.”